sábado, 24 de maio de 2008

Metodologia de Avaliação de Impacte Arqueológico

A prática arqueológica actual resulta, em grande medida, de acções desencadeadas pelas diferentes fases dos processos de avaliação de impacte ambiental, processos que constituem o grosso do volume de trabalho de empresas e/ou arqueólogos. A realização, no passado mês de Novembro de 2007, de uma reunião de trabalho dedicada aos critérios de avaliação de impactes sobre o Património, possibilitou um debate alargado entre vários profissionais com experiência comprovada nesta área da actividade arqueológica.

Uma das conclusões mais importantes desta reunião consistiu na tomada de posição de que é fundamental que se trabalhe no sentido da normalização de procedimentos e critérios de avaliação de impactes sobre o Património Arqueológico por forma a aproximar e unificar as metodologias aplicadas aos diferentes descritores envolvidos nos processos de AIA.

Foi constituído um grupo de trabalho que elaborou o documento que agora se apresenta a discussão pública com o intuito de o transformar numa proposta com valor normativo. Esta primeira versão estará disponível para comentários e sugestões no blogue da Associação Profissional de Arqueólogos até ao final de Julho de 2008. Pedimos mais uma vez a todos os associados e demais profissionais que colaborem no enriquecimento deste documento.




Sem comentários: